Soundsystem: História e Cultura

Os sound systems eram um grande negócio e era também a forma de fazer frente a crise, que devido à instabilidade económica dificultava a vida de muitos. O promotor da festa (DJ) fazia o seu lucro cobrando uma admissão mínima e vendendo comida e bebidas. A competição entre os sound systems era renhida (Soundclashs) e desses tempos emergiram dois DJ´s: Clement 'Coxsone' Dodd e Duke Reid.

O que começou por ser uma tentativa de copiar o R&B Americano tornou-se o "primeiro" estilo de música Jamaicana: Ska. Com o crescer da popularidade deste estilo de música ambos Dodd e Reid começaram a mudar-se mais seriamente para a produção. O estúdio de produção de Coxsone Dodd acabou por tornar-se o famoso Studio One enquanto Duke Reid fundava a famosa Treasure Isle.
Na actualidade a cultura soundsystem ganhou novas dimensões a nível mundial, enquanto anteriormente o objectivo era promover os novos discos editados, agora o objectivo, para além de se dar a conhecer música nova é a festa em si, a celebração do reggae/dancehall.
Existem sound system com várias características, estes podem ser de reggae clássico (roots reggae), podem ser d

Back in the days, o sound system era o conjunto da equipa (DJ + Toaster) e o equipamento de som. Actualmente o sound system é composto pelo colectivo (DJ + Toaster), a equipa pode incluir também técnico de som, de efeitos e promotor.
Mas o que é difícil de encontrar é um sound system com o seu próprio equipamento de som, este é que é o original sound system pois as características do equipamento, são ajustadas de acordo com o tipo de música a tocar através do p.e., pode-se constituir um sistema de som para um sound system que toca exclusivamente roots reggae, para este caso faz-se uma aposta em graves obtendo-se como efeito um som cheio para uma batida mais lenta, sendo o resultado final uma explosiva sensação de se estar a ser atravessado pela linha do baixo.
Embora cada vez mais raro ainda há sound systems com o seu próprio equipamento, não só na Jamaica mas um pouco por todo o mundo. O mais comum é alugar um sistema sonoro e equalizá-lo de acordo com a música a tocar.
No nosso País, a cultura sound system já existe pelo menos

Temos sound systems de grande qualidade, mas o que ainda falta é um pouco mais a aceitação da audiência, ir a festa reggae não pode ser somente celebrar a marijuana, mas sim participar na história da música reggae que em cada festa abre e fecha um novo capitulo, ser participativo, pois só com uma sala cheia de bons ouvintes é que se faz uma boa festa.

Acima de tudo os nossos critérios de qualidade devem ser muito altos, queremos festas bem organizadas que comecem a horas certas, queremos sound systems que toquem música para a audiência e não para eles próprios, queremos a melhor qualidade para o melhor público.
Fonte: http://rastafari.no.sapo.pt/
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